• slide1
  • slide2
  • slide3
  • slide4
  • slide6
  • slide7

Imprimir

Twitter lança Live Insights, ferramenta que oferece visualizações de dados em tempo real

Escrito por ademar queiroz Ligado .

Twitter lança nesta semana, a plataforma Live Insights, que oferecerá um dashboard das  conversas geradas a respeito da Olímpiada. A ideia é servir como um termômetro de tudo o que está acontecendo no Brasil relacionado ao evento esportivo. A proposta, de acordo com Fabiana Manfredi, diretora de desenvolvimento de contas do Twitter Brasil, é ajudar marcas e agências a lerem os dados produzidos dentro da plataforma durante os Jogos, agilizando o processo de tomada de decisão e auxiliando na estratégia e planejamento de campanhas.

A plataforma está dividida em três grandes áreas. A primeira é a “now”, na qual as informações mais recentes estão compiladas, oferecendo uma visão geral da ferramenta. Outra seção é voltada às marcas cujos tweets estão produzindo maior engajamento e melhor desempenho, que aparecem em destaque. Nessa área não serão divulgadas informações confidenciais, apenas um rankeamento dos melhores posts. Em “trending” aparecerão notícias e temas que estão gerando conversas dentro da plataforma. Essa parte terá curadoria de uma equipe interna do Twitter, no estilo do Moments.

O recurso, lançado no Brasil em novembro de 2015, agrupa os melhores tuítes sobre um determinado assunto, como esportes ou entretenimento, especialmente quando relacionados a eventos ao vivo com grande engajamento.  O Live Insights é resultado de um projeto colaborativo interno do Twitter, criado para ser referência e fonte de insights e informações para marcas. “É a primeira vez que uma rede social está oferecendo este tipo de informação em tempo real”, diz Richard Lomas, diretor de sales marketing do Twitter Brasil. Durante a Olímpiada, uma equipe estará dedicada a compilar os dados dentro do Insights, trabalhando no formato de war room.

A ferramenta já está disponível para qualquer pessoa e, após a Olímpiada, o Twitter pretende manter a plataforma aberta. A meta  é que permaneça como referência da conversa em tempo real principalmente durante grandes eventos. Está nos planos do Twitter publicar um guia de melhores práticas para ajudar usuários a ler as informações disponíveis.

O Live Insights é mais uma iniciativa do Twitter para se aproximar do mercado corporativo e gerar valor por meio de big data. Ao fim de junho, a plataforma lançou a ferramenta Dashboard, que ajuda pequenos negócios a gerenciar tweets e interação com usuários.


Fonte: Meio & Mensagem Ed. 1720