Fonte: Governo de Sergipe
Imagens: Arthuro Paganini e Marcos Rodrigues
Sergipe recebeu o anúncio do repasse de R$ 136,6 bilhões advindos do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) na última sexta-feira, 11/08. A notícia eleva Sergipe à posição de estado do Nordeste que mais receberá recursos do programa. O valor chega a Sergipe com destino certo, sendo reservado a obras de tráfego rodoviário, moradia e infraestrutura no setor de petróleo e gás.
Dos mais de R$ 136 bilhões que virão para o estado, R$ 107 bilhões serão injetados para viabilizar o projeto Sergipe Águas Profundas, da Petrobras. Estão incluídos nesse montante os navios plataformas (FPSO) voltados à produção de gás natural na bacia sergipana. Também faz parte desse escopo a construção de um gasoduto de transporte de GNL, que deve conectar a malha sergipana ao sistema nacional e ampliar a distribuição do gás produzido em Sergipe.
Outra aplicação é a linha de transmissão de energia elétrica que passará por Tobias Barreto, Poço Verde e Canindé do São Francisco. Com extensão de 714 quilômetros (km), o Lote 6 compreende as regiões de Sergipe e Bahia e é composto pela Linha de Transmissão (LT) 500 kV Xingó – Camaçari II. O prazo de execução das obras é de 60 meses e a expectativa é de geração de 2.406 empregos diretos e indiretos.
“Os recursos do PAC que virão para Sergipe serão revertidos em obras que transformarão a cara do estado e a vida dos sergipanos, trazendo emprego e renda e gerando desenvolvimento. Em se tratando dos valores destinados à área de petróleo e gás, são investimentos que fazem valer o potencial do estado em relação à sua matriz energética. Quando o Governo Federal destina um valor tão substancial para Sergipe, isto é um reconhecimento da importância do nosso estado para o Brasil e do quanto podemos crescer”, afirma o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
O vice-governador, Zezinho Sobral, acompanhou a solenidade de lançamento representando o governo do Estado. Zezinho Sobral destacou o volume de investimentos para o estado. “O programa destina 10,5 bilhões de reais para Educação, Ciência e Tecnologia, que vão fortalecer muito as políticas públicas para a Educação que são um compromisso do Governo de Sergipe pelo desenvolvimento de recursos humanos qualificados para impulsionar o futuro do nosso estado”.

Zezinho Sobral, vice-governador
“O investimento substancial de R$ 109 bi vem para consolidar Sergipe no cenário da indústria de petróleo e gás. Essa alocação é estratégica e reafirma Sergipe como uma nova estrela no setor energético, destacando a relevância sergipana no mercado energético nacional e mundial”, celebrou.
Obras
Dentro das obras do PAC em Sergipe, estarão ações do programa Água para Todos, voltadas à infraestrutura hídrica e ao abastecimento de água. Estão compreendidos a construção da adutora e da estação de tratamento da barragem do Poxim, a ampliação do sistema da adutora do Agreste, e o projeto do Canal do Xingó. Também estão inclusos projetos de concessão de saneamento básico em diversos municípios, assim como a retomada de obras dessa natureza em Aracaju e Lagarto.
Quanto à infraestrutura em mobilidade, serão realizadas a duplicação da BR-101 – Sul e Norte e da BR-235 (Aracaju-Itabaiana). Estão inclusos, ainda, estudos para a concessão da BR-101 no trecho que liga Sergipe, Alagoas e Pernambuco, assim como a ligação entre as BRs 101 e 235 na ligação entre Sergipe e Bahia. A concessão do Aeroporto Santa Maria também faz parte da tabela de investimentos.

No âmbito do projeto Minha Casa, Minha Vida, estão previstas obras em todas as regiões sergipanas, com a construção de mais de 3,5 mil unidades habitacionais. Outra ação proposta são corredores de ônibus e terminais, voltados à melhoria da mobilidade urbana na capital. Para a Educação, a retomada e conclusão de obras de creches e escolas de educação básica em todas as regiões sergipanas também faz parte do planejamento do PAC. A universidade pública também será contemplada, com obras no hospital universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto.
O suporte em tecnologia e conectividade também está previsto, com quase 2 mil localidades conectadas com implantação de sistemas de internet 4G e 5G. Os projetos também incluem infovias e TVs digitais.
A restauração de prédios históricos como o Museu de Arte Sacra e o Convento São Francisco, em São Cristóvão, assim como o Complexo Ferroviário, em Aracaju, também estão incluídos entre os investimentos. Na Saúde, a retomada de obras de Unidades Básicas de Saúde está no mapa de projetos, bem como o incremento de laboratórios e unidades especializadas. Todos esses projetos estão listados pelo Governo Federal nesse link.







