More

    Recursos de R$ 136 bi do PAC para Sergipe são destinados a obras estruturantes e petróleo e gás

    Fonte: Governo de Sergipe

    Imagens: Arthuro Paganini e Marcos Rodrigues

    Sergipe recebeu o anúncio do repasse de R$ 136,6 bilhões advindos do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) na última sexta-feira, 11/08. A notícia eleva Sergipe à posição de estado do Nordeste que mais receberá recursos do programa. O valor chega a Sergipe com destino certo, sendo reservado a obras de tráfego rodoviário, moradia e infraestrutura no setor de petróleo e gás.

    Dos mais de R$ 136 bilhões que virão para o estado, R$ 107 bilhões serão injetados para viabilizar o projeto Sergipe Águas Profundas, da Petrobras. Estão incluídos nesse montante os navios plataformas (FPSO) voltados à produção de gás natural na bacia sergipana. Também faz parte desse escopo a construção de um gasoduto de transporte de GNL, que deve conectar a malha sergipana ao sistema nacional e ampliar a distribuição do gás produzido em Sergipe.

    Outra aplicação é a linha de transmissão de energia elétrica que passará por Tobias Barreto, Poço Verde e Canindé do São Francisco. Com extensão de 714 quilômetros (km), o Lote 6 compreende as regiões de Sergipe e Bahia e é composto pela Linha de Transmissão (LT) 500 kV Xingó – Camaçari II. O prazo de execução das obras é de 60 meses e a expectativa é de geração de 2.406 empregos diretos e indiretos.

    “Os recursos do PAC que virão para Sergipe serão revertidos em obras que transformarão a cara do estado e a vida dos sergipanos, trazendo emprego e renda e gerando desenvolvimento. Em se tratando dos valores destinados à área de petróleo e gás, são investimentos que fazem valer o potencial do estado em relação à sua matriz energética. Quando o Governo Federal destina um valor tão substancial para Sergipe, isto é um reconhecimento da importância do nosso estado para o Brasil e do quanto podemos crescer”, afirma o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

    O vice-governador, Zezinho Sobral, acompanhou a solenidade de lançamento representando o governo do Estado. Zezinho Sobral destacou o volume de investimentos para o estado. “O programa destina 10,5 bilhões de reais para Educação, Ciência e Tecnologia, que vão fortalecer muito as políticas públicas para a Educação que são um compromisso do Governo de Sergipe pelo desenvolvimento de recursos humanos qualificados para impulsionar o futuro do nosso estado”.

    Image

    Zezinho Sobral, vice-governador

    “O investimento substancial de R$ 109 bi vem para consolidar Sergipe no cenário da indústria de petróleo e gás. Essa alocação é estratégica e reafirma Sergipe como uma nova estrela no setor energético, destacando a relevância sergipana no mercado energético nacional e mundial”, celebrou.

    Obras

    Dentro das obras do PAC em Sergipe, estarão ações do programa Água para Todos, voltadas à infraestrutura hídrica e ao abastecimento de água. Estão compreendidos a construção da adutora e da estação de tratamento da barragem do Poxim, a ampliação do sistema da adutora do Agreste, e o projeto do Canal do Xingó. Também estão inclusos projetos de concessão de saneamento básico em diversos municípios, assim como a retomada de obras dessa natureza em Aracaju e Lagarto.

    Quanto à infraestrutura em mobilidade, serão realizadas a duplicação da BR-101 – Sul e Norte e da BR-235 (Aracaju-Itabaiana). Estão inclusos, ainda, estudos para a concessão da BR-101 no trecho que liga Sergipe, Alagoas e Pernambuco, assim como a ligação entre as BRs 101 e 235 na ligação entre Sergipe e Bahia. A concessão do Aeroporto Santa Maria também faz parte da tabela de investimentos.

    Image

    No âmbito do projeto Minha Casa, Minha Vida, estão previstas obras em todas as regiões sergipanas, com a construção de mais de 3,5 mil unidades habitacionais. Outra ação proposta são corredores de ônibus e terminais, voltados à melhoria da mobilidade urbana na capital. Para a Educação, a retomada e conclusão de obras de creches e escolas de educação básica em todas as regiões sergipanas também faz parte do planejamento do PAC. A universidade pública também será contemplada, com obras no hospital universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto.

    O suporte em tecnologia e conectividade também está previsto, com quase 2 mil localidades conectadas com implantação de sistemas de internet 4G e 5G. Os projetos também incluem infovias e TVs digitais.

    A restauração de prédios históricos como o Museu de Arte Sacra e o Convento São Francisco, em São Cristóvão, assim como o Complexo Ferroviário, em Aracaju, também estão incluídos entre os investimentos. Na Saúde, a retomada de obras de Unidades Básicas de Saúde está no mapa de projetos, bem como o incremento de laboratórios e unidades especializadas. Todos esses projetos estão listados pelo Governo Federal nesse link.

    Compartilhar

    Últimas notícias

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Artigos relacionados

    Deso promove cidadania, educação ambiental e incentivo à leitura no Sergipe é aqui, em Macambira

    Companhia ofertou serviços comerciais, doação de mudas e livros, além de ações lúdicas durante...

    Sertão ganha reforço histórico no abastecimento com entrega de adutoras e sistemas de tratamento de água

    Obras beneficiam diretamente mais de 200 mil sergipanos A segurança hídrica para o sertão sergipano...

    Deso leva serviços à 71ª edição do ‘Sergipe é Aqui’ em Itabaiana

    Companhia levou ações de educação ambiental, incentivo à leitura e distribuição de água para...

    Deso amplia produção de água no sistema Ibura com reconfiguração operacional e ganho de eficiência

    Intervenções técnicas elevam vazão, reduzem consumo de energia e garantem maior segurança hídrica para...