More

    Espaço Cultural Djenal Queiroz abre agenda de 2024 com música e artes plásticas

    Fonte: Escola do Legislativo / Por Rosângela Dória

    A primeira edição deste ano do Espaço Cultural Djenal Queiroz, da Assembleia Legislativa de Sergipe, a ser realizado no dia 21 de março, às 18h no hall da Alese, reúne duas gerações de artistas da cena cultural sergipana: os cantores Chiko Queiroga e Antônio Rogério e o artista plástico Felipe Leite. De um lado, mais de 20 anos de uma carreira musical que marcou época; do outro uma revelação vinda da cidade de Estância que se dedica ao hiper-realismo com imagens gigantes pintadas a óleo sobre tela de feições, aparências e fisionomias de pessoas do Brasil e do mundo.

    O encontro artístico promete um final de tarde dos mais prazerosos regado a sucessos novos e antigos que farão um passeio pela Aracaju dos anos 80 e 90 e uma oportunidade de se apreciar o que há de mais novo nas artes plásticas sergipanas. Para os admiradores de arte, um compromisso para deixar marcado na agenda.

    Chiko Queiroga e Antonio Rogério

    O Espaço Cultural Djenal Queiroz é um ambiente consagrado à promoção da cultura de Sergipe com apresentação de nomes conhecidos e dos novos talentos que surgem no cenário cultural. Na Assembleia, todos tem a chance de ocupar o ‘palco’ de apresentações para que as artes possam ser vistas por todos. O curador do Espaço, Beneti Nascimento, ressalta o valor de espaços assim: “É sempre muito prazeroso estar à frente de um projeto que possibilita esses encontros, essas oportunidades, num cardápio cultural recheado de novidades e nomes que estão fazendo cultura há muitos anos em Sergipe”, comemorou.

    Felipe Santos Leite é artista nordestino, pintor e desenhista que emprega em suas obras de pintura a óleo sobre tela, a técnica do hiper-realismo com a representatividade e diversidade de imagens. Nasceu em Estância em 1995 e em 2012, identificou-se com a técnica do hiper-realismo; passou a aperfeiçoar seu talento através de cursos com personalidades conceituadas em todo o mundo. E desde então fez parte de diversos projetos culturais da prefeitura de Estância, através exposições visuais.

    Chiko Queiroga e Antonio Rogério são profissionais ativos como compositores e intérpretes de Aracaju para o Brasil e para o mundo por mais de 20 anos. Se juntaram em 1998 e formaram uma dupla de muito sucesso. Participaram do troféu Caymmi / Salvador (BA) (melhor intérprete em 1992); Projeto Pixinguinha (AJU-SE 1988) junto com Jerry Adriane; Pixingão (1989) (Sul do país) junto com Biafra; Pixinguinha-2004 (Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil) e Festival Festa da Música Brasileira (RJ). Em julho de 2005 foram convidados para integrar a caravana 8 do projeto Pixinguinha em homenagem ao ano do Brasil na França no espaço Brasil / França no ‘correau du temple’ – Paris

    A partir de 1998, a dupla lançou sete álbuns de cds: ‘Chiko Queiroga e Antônio Rogério ao vivo’ (1998); ‘Folia de São João’ (2001); ‘Canta-SE’ (2003) cordas vocais (2004), Clareou vol.l e vol.ll, ‘Chiko Queiroga e Antonio Rogério dez anos’ e mais recente com o fomento da Funarte e Ministério da Cultura intitulado ‘Acompanhando o Sol’.

    Entre 1999 e 2009, foram aos Estados Unidos por oito vezes representar Sergipe e o Brasil no maior festival de jazz do mundo (New Orleans Jazz Festival – Louisiana-USA) ao lado de Paul Simon, B.B. King, Al Jarreau, Jaymes Taylor e Sting, entre outros. Participaram também de outros festivais como French Quarte festival (USA) , Alabama fest (USA), Fest for all – baton rouge – USA e River fest – Alexandria – USA.

    O Espaço Cultural Djenal Queiroz é um local gratuito, aberto ao público e destinado a receber as mais variadas manifestações artísticas sergipanas.

    Compartilhar

    Últimas notícias

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Artigos relacionados

    Deso promove cidadania, educação ambiental e incentivo à leitura no Sergipe é aqui, em Macambira

    Companhia ofertou serviços comerciais, doação de mudas e livros, além de ações lúdicas durante...

    Sertão ganha reforço histórico no abastecimento com entrega de adutoras e sistemas de tratamento de água

    Obras beneficiam diretamente mais de 200 mil sergipanos A segurança hídrica para o sertão sergipano...

    Deso leva serviços à 71ª edição do ‘Sergipe é Aqui’ em Itabaiana

    Companhia levou ações de educação ambiental, incentivo à leitura e distribuição de água para...

    Deso amplia produção de água no sistema Ibura com reconfiguração operacional e ganho de eficiência

    Intervenções técnicas elevam vazão, reduzem consumo de energia e garantem maior segurança hídrica para...