More

    Prefeitura de Aracaju apresenta experiência de sucesso da PPP da Iluminação em Simpósio Internacional

    Fonte: Ascom/Seminfra

    Foto: Ascom/Seminfra

    A experiência, avanços e resultados positivos da parceria público-privada (PPP) da iluminação em Aracaju, foram destacados no Simpósio Internacional ‘Iluminação Pública, Energias Renováveis e Smart Cities’ (SIIPE), durante palestra realizada pelo secretário de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari. A PPP da Iluminação, na capital, foi um projeto pioneiro e inovador, que ganhou destaque e reconhecimento a nível nacional.

    Iluminação pública de Aracaju é 100% LED.

    O evento, que em 2024 está na sua terceira edição, põe em discussão o crescimento das cidades brasileiras, levando em conta áreas como iluminação, tecnologia, energia, e meio ambiente. Na apresentação, realizada de forma virtual, o gestor destacou o início do processo, com a sanção da lei nº 5.285 de 2019, que normatizou a PPP da iluminação, além de falar sobre a seleção de Aracaju no edital do Ministério do Desenvolvimento Regional e o caminho até o início da operação.

    Com a implementação das luminárias concluídas, Ferrari enfatizou dados relevantes acerca do funcionamento do novo parque de iluminação: os quase 59 mil pontos de luz com tecnologia LED, a redução de 67,7% no consumo de energia elétrica e redução de 62,5% nos gastos com iluminação, além de pontuar os benefícios para o turismo, segurança pública e a melhoria da qualidade de vida para a população.

    Orla da Atalaia (Foto: Marcelle Chirstinne)

    O secretário, elencando os resultados da PPP da iluminação, agradece a oportunidade de tratar sobre o tema no Simpósio. “É um evento importantíssimo, que agrega gestores e profissionais extremamente capacitados e experientes, para discutir soluções inovadoras para os problemas das cidades. Nós conseguimos implementar em Aracaju um conceito de cidade inteligente, que se reflete em diversas áreas, e é reconhecido Brasil afora. É uma satisfação enorme participar da Siipe, que estimula o debate e a troca de conhecimento. Com frequência nós recebemos equipes de diversas cidades do país interessadas em conhecer o nosso modelo de trabalho, o que fizemos para conquistar a PPP da iluminação e como se dão os nossos resultados. Esse reconhecimento nos dá orgulho”, comenta.

    As praças ganharam mais segurança com a nova iluminação. Foto: Marcelle Christinne

    Na palestra, o secretário Sérgio Ferrari detalhou, ainda, o processo de telegestão, sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento, que possibilitará estabelecer um fluxo de informações virtual, e a iluminação especial, adotada em cartões-postais da cidade, para destacar monumentos e pontos turísticos no período noturno.

    Estão presentes no evento nomes como Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, Rui Costa, ministro da Casa Civil, Bruno Reis, prefeito de Salvador, Sérgio Brito, deputado federal pela Bahia, e outros gestores e técnicos especializados no tema.

    SIIPE 2024

    O SIIPE 2024, que acontece nos dias 26 e 27 de março, debate o crescimento das cidades brasileiras e inovações no campo da iluminação pública, energias renováveis, tecnologias, conectividade e sensibilidade ambiental para as necessidades das pessoas no centro de todas essas questões. Este é o maior encontro de iluminação pública já realizado no Norte e Nordeste e mostrará as soluções que moldam esta nova era de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

    Compartilhar

    Últimas notícias

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Artigos relacionados

    Deso promove cidadania, educação ambiental e incentivo à leitura no Sergipe é aqui, em Macambira

    Companhia ofertou serviços comerciais, doação de mudas e livros, além de ações lúdicas durante...

    Sertão ganha reforço histórico no abastecimento com entrega de adutoras e sistemas de tratamento de água

    Obras beneficiam diretamente mais de 200 mil sergipanos A segurança hídrica para o sertão sergipano...

    Deso leva serviços à 71ª edição do ‘Sergipe é Aqui’ em Itabaiana

    Companhia levou ações de educação ambiental, incentivo à leitura e distribuição de água para...

    Deso amplia produção de água no sistema Ibura com reconfiguração operacional e ganho de eficiência

    Intervenções técnicas elevam vazão, reduzem consumo de energia e garantem maior segurança hídrica para...