More

    Secretário da Infraestrutura Sérgio Ferrari é homenageado por liderar a modernização da iluminação pública de Aracaju

    Com a modernização da iluminação pública, houve uma redução de 65,65 % nos custos mensais de energia e muitos ganhos ambientais.

    O evento fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Foto: Ascom/Seplog

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu a premiação da Mostra Esgap dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante o evento, organizado pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), o secretário municipal da Infraestrutura (Seminfra) e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, foi homenageado pela liderança do processo de modernização do parque de iluminação pública da capital.

    Com as condições ambientais e humanitárias se agravando no decorrer dos anos, em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma conferência para determinar a Agenda 30. Desse modo, foram criados os ODS, um compilado de ações promovidas para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e a igualdade social até 2030. Ao todo, são 17 objetivos, que abrangem diversas categorias, como boa saúde e bem-estar; combate às alterações climáticas; energia acessível e limpa; educação de qualidade; água limpa e saneamento.

    Iluminação da orla da Atalaia modernizada com luminárias de led. Foto: Marcelle Cristinne

    “Fico muito lisonjeado em receber essa homenagem, porque a modernização do parque de iluminação pública de Aracaju trouxe coisas muito boas para a cidade, como o embelezamento das ruas à noite, mais segurança, mais conforto, a iluminação especial nos monumentos e cartões-postais, além da economia para os cofres públicos e a redução da geração de calor. Foi um trabalho feito a muitas mãos e fico bastante satisfeito com os resultados obtidos”, declara Ferrari.

    Na Mostra de Desenvolvimento Sustentável, o secretário apresentou dados, relatórios e demonstrações de como, na prática, se efetivou a PPP da iluminação pública, que está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7, de Energia Limpa e Acessível.

    A modernização

    Bairro 17 de Março com luminárias de led. Foto: Marcelle Cristinne

    A Seminfra modernizou por completo o parque de iluminação pública da capital sergipana. A iniciativa, que envolveu a substituição das antigas lâmpadas de vapor por modernas luminárias de LED, foi realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio Conecta Aracaju S/A, responsável pela gestão e manutenção do sistema pelos próximos 13 anos. O projeto, uma das ações do Planejamento Estratégico 2021-2024, resultou na troca de todos os 60.033 pontos de iluminação pública da cidade.

    Com essa modernização, Aracaju já está atingindo números expressivos na economia de consumo de khw. Em outubro de 2021, quando foi iniciado o processo, o total de energia consumida pelo parque de iluminação pública era de 4.332.505,00 kwh. Já em abril deste ano, o consumo total caiu para 1.420.952,45 khw, representando uma redução de 67,2 %.

    Todas as praças da cidade receberam luminárias de led. Foto: Marcelle Cristinne

    Ainda em outubro de 2021, a gestão municipal desembolsou R$ 1.597.062,90 para o consumo de energia com iluminação. No mês de abril deste ano, a despesa foi de R$ 548.615,53, o que representa uma queda expressiva de 65,65 %.

    Além do baixo consumo de energia elétrica, as lâmpadas de LED são totalmente sustentáveis, pois não contêm nenhum elemento poluente, tais como as lâmpadas fluorescentes, diminuindo a quantidade de lixo contaminante.

    Aracaju foi uma das primeiras capitais a aderir ao projeto de modernização do parque de iluminação pública, alcançando resultados positivos rapidamente.

    Compartilhar

    Últimas notícias

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Artigos relacionados

    Deso promove cidadania, educação ambiental e incentivo à leitura no Sergipe é aqui, em Macambira

    Companhia ofertou serviços comerciais, doação de mudas e livros, além de ações lúdicas durante...

    Sertão ganha reforço histórico no abastecimento com entrega de adutoras e sistemas de tratamento de água

    Obras beneficiam diretamente mais de 200 mil sergipanos A segurança hídrica para o sertão sergipano...

    Deso leva serviços à 71ª edição do ‘Sergipe é Aqui’ em Itabaiana

    Companhia levou ações de educação ambiental, incentivo à leitura e distribuição de água para...

    Deso amplia produção de água no sistema Ibura com reconfiguração operacional e ganho de eficiência

    Intervenções técnicas elevam vazão, reduzem consumo de energia e garantem maior segurança hídrica para...